Notícias

Dia do Meio Ambiente! Todos prontos para comemorar?

21/12/2020 - Meio Ambiente

Neste dia 05 de junho celebramos o dia mundial do Meio Ambiente, data que foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) ainda no ano de 1972, na Conferência de Estocolmo, considerada até hoje um evento histórico para o tema.
Neste dia, geralmente muitas escolas e instituições ligadas à área ambiental realizam uma série de atividades alusivas ao dia, especialmente plantios de árvores, mutirões de limpeza em rios, palestras, eventos, dentre outras. Porém, neste ano “anormal”, até estas ações ficaram comprometidas. Assim, em tempos de pandemia, o que mais se oferece para esta semana é a realização de uma série de lives e eventos digitais e remotos sobre os temas ligados ao meio ambiente, bem oportuno, inclusive, para o momento, considerado já como o “novo normal”.
Porém, lembrar do meio ambiente apenas no seu “aniversário” não é suficiente para diminuir os impactos ambientais negativos causados pela ação do homem na natureza, tampouco, para construir uma sociedade mais consciente, justa e sustentável.
Por isso, algumas reflexões são importantes neste momento, tais como: Plantar árvores somente no dia do meio ambiente é suficiente? Postar uma foto nas redes realizando plantio de mudas, ou mutirão ambiental apenas nesta semana vai resolver? Lembrar-se da importância da água somente agora, vai mantê-la limpa, potável e disponível para todos? E fazer educação sem fiscalização, é suficiente?
Claro que também não podemos deixar estas datas passarem em branco, pois as atividades de sensibilização e educação ambiental nesta semana, apesar de serem eventos esporádicos, na maioria das instituições, são as únicas atividades mais práticas em que os alunos e integrantes têm a oportunidade de participar sobre o tema durante o ano.
Porém, nossa atuação sobre estes fatores ambientais, independentemente da causa e datas, precisa ser permanente ao longo do ano. E para isso, temos que cobrar também do governo, em todas as esferas e entes, ações mais duradouras e permanentes na área ambiental, em forma de projetos institucionais, políticas públicas, com maior dotação orçamentária e estrutura dos órgãos de meio ambiente. Enfim, que o meio ambiente seja realmente uma prioridade da administração pública, o que não se vê no momento.
Também devemos cobrar uma maior participação da comunidade nas tomadas de decisões. Pois, o que mais se vê nesta era digital, é muitos ativistas de “sofá”, ou críticos de plantão, que passam o ano reclamando, disseminando fake news, mas esquecem, ou ignoram as oportunidades de participação e ajuda no processo. Para isso, sobram espaços e oportunidades, em conselhos, planos, fóruns e comitês municipais, Coredes, audiências públicas, dentre outras.
Mas como o dia do meio ambiente está aí, vamos aproveitar e lembrar a data com muito carinho, debater este tema com os diferentes setores da comunidade, inclusive nas escolas e universidades, de forma buscar alternativas para não mais esquecer do tema até o mês de junho do próximo ano.
Ainda, a oportunidade sugere também um novo olhar sobre nossas atitudes diárias, para viver e atuar de forma mais sustentável, diminuindo os impactos ao meio ambiente, melhorando os índices econômicos e gerando oportunidades e inclusão social.




Fonte: https://www.folhadonoroeste.com.br/colunas/

Outras Notícias

OS BIOCOMBUSTÍVEIS COMO SOLUÇÃO PARA AUMENTAR AS COTAÇÕES DOS PRODUTOS AGRÍCOLAS

O preço de commodities agrícolas como a soja, milho e trigo são influenciados por diversos fatores, tais como: clima, produtivida...

NOVIDADES NA EXPODIRETO COTRIJAL 2024 SOBRE CRÉDITOS DE CARBONO E RECURSOS PARA PRODUTORES RURAIS

O mercado de créditos de carbono foi discutido em diversos espaços da edição deste ano de 2024 da Expodireto Cotrijal em N...

OS CONFLITOS ENTRE ISRAEL E O HAMAS NA FAIXA DE GAZA E AS QUESTÕES AMBIENTAIS

O conflito histórico por um território palestino entre o Estado de Israel e um grupo de extremistas, chamado de Hamas, dentro de em uma ...

O ACORDO ENTRE O MERCOSUL E A UNIÃO EUROPEIA E AS QUESTÕES AMBIENTAIS

O acordo comercial entre a União Europeia - UE e o Mercosul vem sendo costurado a mais de 20 anos, e no final de 2023 estava perto de ser concl...

OS CABOS DE FIBRA ÓPTICA E A POLUIÇÃO VISUAL

Uma situação que tem chamada a atenção de forma negativa na maioria das cidades brasileiras é com relaç&atil...

DESCARBONIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE

A descarbonização está em evidência em vários setores, como na indústria, transporte e na geraçã...

EVENTOS CLIMÁTICOS E METEOROLÓGICOS EXTREMOS

Estamos presenciando na prática, especialmente nos últimos meses, com os resultados dos fenômenos climáticos La ninã...

COLAPSOS EM MINAS DE MACEIÓ E A QUESTÃO AMBIENTAL

Estamos presenciando há dias o problema do afundamento do solo de bairros da cidade de Maceió-AL, onde a Braskem perfurou 35 minas para ...

A COP 28 E O FOCO NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Acontece entre os dias (30/11 a 12/12/2023) na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes, a Conferência das Partes – COP, em sua 28ª...

SERVIDÃO AMBIENTAL POR ARRENDAMENTO PERPÉTUO

Em processos de licenciamento ambiental com supressão de vegetação nativa, a legislação brasileira exige uma compen...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_youtube.pngredesp_linkedin.pngredesp_instagram.png
A Empresa

Vertal Imóveis
Rodovia RS 344, Km 39 n°1100 - Campus Unijuí - Sala A315
Santa Rosa / RS

[email protected]
Creci: 63572 F e 26033 J

Contato

 Rodovia RS 344, Km 39 n°1100 - Campus Unijuí - Sala A315 - Santa Rosa-RS

 (55) 996220277

 Segunda a sexta das 8:00 às 18:00hs

  Fale Conosco
www.vertalimoveis.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias